Caixa de texto: Retornar à Página Principal
 
 
 
 
 


Novembro de 2009 - Encontro Comunitário em São Paulo

 

 

          Nos dias 14 e 15 (sábado e domingo) de novembro de 2009 ocorreu o final de semana comunitário da Comunidade Emanuel em São Paulo. O encontro foi muito especial, tendo missão de rua no sábado e um ótimo dia de encontro no domingo. Acompanhe abaixo a descrição resumida do encontro.

 

 
   
   
 

 O encontro começou no final da tarde de sábado (14) com o encontro na Igreja São Judas Tadeu SP. Após um momento de louvor os membros da Comunidade partiram em missão. Foi escolhida de ser realizada a missão "Maria Madalena", onde os missionários percorreram a avenida Indianópolis em São Paulo, local de trabalho de jovens profissionais do sexo, procurando conversar com elas e levar a cada uma um olhar de dignidade e um sinal do amor de Deus. Como sinal concreto do amor de Deus por elas os missionários entregaram uma rosa a cada uma delas. A missão foi muito emocionante e cheia de testemunhos marcantes. Neles, percebia-se acima de tudo que todos os seres humanos são amados por Deus e por Ele revestidos de total dignidade, ainda que a sociedade nem sempre os veja desta forma.

Ao final da noite houve um momento de partilha da missão em si e de seus frutos, onde os testemunhos mais intensos foram descritos.

No domingo(15) o encontro começou com um louvor na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, bem ao centro de São Paulo e confiada a Comunidade Aliança de Misericórdia, a qual muito bem acolheu a Comunidade Emanuel. Nesta Igreja, destaca-se que desde sua reabertura no começo deste ano existe adoração permanente, 24 horas por dia.

 

 

                    Após um momento de louvor houve adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois, a celebração da Santa Missa celebrada pelo padre Carlos, amigo da Comunidade Emanuel de São Paulo.

 

                    No período da tarde as atividades se iniciaram com um ensino proferido pelo Padre Carlos sobre o ano sacerdotal, declarado pelo Papa Bento XVI em junho deste ano. Em especial neste ensino, Pe Carlos falava da vocação sacerdotal, mas também que a principal vocação em crise atualmente é a vocação do matrimônio católico. Pe Carlos recordava que para este ano sacerdotal o Santo Padre Bento XVI escolheu como modelo a figura de São João Maria Vianney (o santo cura d'Ars), que não era um dos sacerdotes doutores de sua época, mas um simples sacerdote que tinha uma plena vivência dos sacramentos e, desta forma, santificava o seu povo.

 

                    Antes do encerramento do encontro o irmão francês Pierre Esquier, em visita profissional ao Brasil, deu seu testemunho pessoal das graças comunitárias. Pierre Esquier e sua esposa foram alguns dos fundadores da Comunidade Emanuel em Angola, onde moraram por cinco anos por razões profissionais. Também, ele partilhou graças familiares alcançadas por meio da Comunidade Emanuel, partilhou sua experiência de morar na Escócia onde a participação da Comunidade ainda é pequena e sua experiência como responsável da Comunidade em sua província na França. Tocante em sua partilha foi quando Pierre disse que "não somos embaixadores da Comunidade Emanuel, nosso objetivo não é simplesmente angariar novos membros para a Comunidade, mas antes somos embaixadores das graças de Deus, por meio do nosso testemunho e vivência".

 
 

 

 

   
   
Retornar à Página Principal      .
.